GL-main-page_07

2016: IQUEGO inicia venda de glicosímetros para todo o Brasil

Aparelhos de medição de glicemia e tiras reagentes atenderão o sistema público de saúde.

Goiânia, 2 de Março de 2016 – A Iquego já está pronta para iniciar a comercialização dos glicosímetros e tiras reagentes para todo o sistema de saúde pública do Brasil. A primeira remessa dos aparelhos para medição de taxas de glicose sanguínea e as tiras de teste, resultado de parceria com a empresa taiwanesa HMD Biomedical, já estão na sede da indústria em Goiânia. O acordo de transferência de tecnologia permitirá à Iquego a internalização da produção a partir de 2017, reduzindo a dependência tecnológica do Brasil e oferecendo ao Sistema Único de Saúde uma tecnologia robusta e confiável, que atende uma das doenças de maior prevalência no Brasil e no mundo.

Glicosímetro:
O glicosímetro da Iquego atende aos critérios de precisão e acurácia estabelecidos pela Organização Internacional para Padronização (ISO) e apresenta o resultado da glicose sanguínea em apenas 5 segundos. Possui ainda ejetor de tiras, que minimiza os riscos de contaminação biológica Além disso, o aparelho é capaz de armazenar até 800 resultados, atendendo à recomendação da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD).

O glicosímetro é um grande aliado dos portadores de diabetes mellitus, em especial os insulino-dependentes, pois possibilita a aplicação da dosagem correta de insulina no organismo, garantindo a manutenção de níveis saudáveis de glicemia.

Diabetes no Brasil:
Atualmente, de acordo com dados da Pesquisa Nacional de Saúde, o diabetes atinge 9 milhões de brasileiros, o que corresponde a 6,2% da população adulta. Os percentuais de prevalência da doença por faixa etária são: 0,6% entre 18 a 29 anos; 5% de 30 a 59 anos; 14,5% entre 60 e 64 anos e 19,9% entre 65 e 74 anos. Para aqueles com 75 anos ou mais, o percentual é de 19,6%. Para tratar o diabetes, o Sistema Único de Saúde fornece medicamentos, insulina e glicosímetros nas Unidades Básicas de Saúde.

Sobre a Iquego:
A Indústria Química do Estado de Goiás (Iquego) é uma empresa de capital misto e um dos 20 laboratórios públicos do Brasil, o único localizado na região Centro-Oeste. Seu principal objetivo é prover o Sistema Único de Saúde (SUS) com medicamentos essenciais à atenção básica de saúde. Possui um parque industrial com 40.615,22 m², sendo 15.024,29 m² de área construída e capacidade produtiva mais de um bilhão de unidades de medicamentos por ano.

Fonte: http://www.folhadosudoeste.jor.br/iquego-inicia-venda-de-glicosimetros-para-todo-o-brasil/