GL-main-page_07

IQUEGO FECHA A PRIMEIRA VENDA DE GLICOSÍMETRO

Catalão foi o primeiro município a formalizar a compra de glicosímetros com a Indústria Química de Goiás S/A (Iquego). Neste primeiro contrato, a prefeitura adquiriu 600 aparelhos de medição e 360 mil tiras reagentes. Os equipamentos importados são fruto de parceria do Governo de Goiás com a empresa taiwanesa HMD Biomedical. Os itens custam em média 30% menos que outros disponíveis no mercado, além de serem de fácil utilização.

A entrega dos produtos, por outro lado, reforça o serviço de atenção básica no município. O glicosímetro é um dos principais aliados dos portadores de diabetes mellitus, em especial os insulino-dependentes, pois possibilita a aplicação da dosagem correta de insulina no organismo, garantindo a manutenção de níveis saudáveis de glicemia. O glicosímetro da Iquego atende aos critérios de precisão e acurácia estabelecidos pela Organização Internacional para Padronização (ISO) e apresenta o resultado da glicose sanguínea em apenas cinco segundos. Possui ainda ejetor de tiras, que minimiza os riscos de contaminação biológica. Além disso, o aparelho é capaz de armazenar até 800 resultados, atendendo à recomendação da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD).

Nesta primeira remessa importada da empresa taiwanesa que chegou a Goiânia em fevereiro, a Iquego recebeu 60 milhões de tiras e aproximadamente 80 mil aparelhos de medição que, serão comercializados pelo laboratório goiano para todo o sistema de saúde pública do Brasil. Os glicosímetros são equipamentos portáteis utilizados para aferir a concentração de glicose no sangue, e que auxilia no monitoramento diário do diabetes. Outra remessa deve chegar a Goiânia ainda neste ano.

Conforme acordo firmado com a empresa HMD Biomedical em 2015, a IQUEGO deve começar a preparar seu parque fabril para a produção  dos glicosímetros por meio da transferência de tecnologia, se tornando assim a primeira empresa no Brasil a fabricar tal aparelho. O contrato de Parceria Público-Privada de transferência de tecnologia para a IQUEGO foi assinado em março de 2015 pelo Governo do Estado de Goiás, através da Secretaria da Saúde, e pela HMD BioMedical Inc. de Taiwan.

Fonte: http://oparlamento.com.br/iquego-fecha-a-primeira-venda-de-glicosimetro/